sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O que é um sebo?

Postado por Mah da Cunha

Oi gente! \o/
Hoje venho aqui explicar umas das minhas grandes tara que são os sebos! E que muitos não conhecem ou não sabem o que são.

            Sebo são locais como livrarias, mas que vendem livros que são geralmente mais baixos, com exceção de livros raros, autografados, primeiras edições, os que levam encadernações de luxo, que podem ter um custo maior por seu valor histórico. Esses locais de livros usados costumam ser bastante freqüentados por curiosos, estudiosos e colecionadores. (como eu *-* rs)
            Os sebos têm seu surgimento no século XVI. Até esse período, os livros eram produzidos à mão, um a um, o que tornava seu comércio extremamente limitado. Com o desenvolvimento da imprensa, a partir da metade do século XV, o número de livros circulando cresceu progressivamente e com isso, o surgimento de lugares dedicados a esse produto tornou-se uma necessidade. Na Europa, a busca por livros antigos ou raros – por parte de colecionadores ou estudiosos – foi um dos primeiros incentivos à venda de livros usados. Somente na segunda metade do século XIX, durante o Império, apareceram os primeiros sebos no Brasil– época em que as primeiras máquinas de impressão chegaram por aqui.
            O termo “sebo”, no entanto, é uma exclusividade da língua portuguesa. A origem mais provável desse nome é o aspecto sebento que os livros tendem a adquirir quando mal conservados; afinal, a sujidade foi por muito tempo uma característica inerente à revenda de livros. Quando não passam por um processo de limpeza, os exemplares adquirem uma camada aglutinada de pó e gordura em suas capas e reentrâncias. Ainda que a sujeira possa ser removida com facilidade, existem sinais de envelhecimento os quais não se podem evitar: páginas escurecidas ou amareladas devido à oxidação, pequenas marcas ou danos devido ao manuseio, etc.
Então você deve estar imaginando os sebos como, depósitos abarrotados de livros antigos e poeirentos, todos amontoados no fundo de prateleiras vergadas, mal iluminados devido às raras janelas do sobrado recauchutado que de repente fora transformado em loja? Muitos sebos, geralmente ao incorporarem em seus acervos os livros novos, têm percebido que a apresentação, a limpeza e a organização são essenciais para o público de hoje. Os garimpeiros da cultura têm grande fetiche por encontrar, talvez por acaso, aquele livro fabuloso que jaz a meio século esquecido na prateleira inferior de um pequeno sebo; o fato, porém, é que a tendência mundial é inversa: as informações devem estar mais visíveis, mais acessíveis.
Hoje me dia eu não tenho mais o costume de ir a um sebo, pois caço meus livros em sebos virtuais, pois é pela internet mesmo rs, mais é uma sensação ótima você entrar em um sebo e ver tantos livros ótimos que por algum motivo foram esquecidos ou maltratados e você pode dar uma nova vida a eles.

Eu costumo comprar por esse site, que reúne vários sebos do Brasil todo: Estante Virtual

6 comentários:

Gabriella Ramos disse...

Adorei o post.
Eu amo sebos e a ideia de dar um "lar" a livros que alguem abandonou.

É uma sensação marvilhosa estar em um sebo.

Nunca tinha entrado em um sebo virtual, visitei a Estante Virtual e gamei.

Beijos

Gabyh - Vida de bookaholic
http://vidadebookaholic.blogspot.com

Anônimo disse...

Amoo sebos ...
No viela sebo café se eu pudesse moraria lá !
Tem varios livros do André Vianco *-*

Rebeca cabral Mondschein disse...

AMO demais sebos! Nossa, quanto livro bom eu já descobri, quanto livro inesperado, quantos preços legais. *-*
Eu não uso muito o Estante Virtual, gosto de ir ao vivo mesmo.
Tem uns maravilhosos aqui no Rio.

http://porfavorsenhorita.blogspot.com

Vagner Stefanello disse...

Sempre tento passar pelos sebos quando encontro um. Dá para encontrar vários livros bons com preços muito baixos.
Eu recomendo o site Estante Virtual. Já fiz várias compras por lá, principalmente livros da faculdade.

Abraços a todos!

http://desbravandolivros.blogspot.com.br

Isabelle Brum e Silva disse...

Não costumo ir a sebos "físicos", mas de vez em quando vou a um dos sebos que tem em meu bairro e me encanto toda vez que entro lá ^-^
Já os sebos online, compro bastante no Estante Virtual; lá encontro todos os títulos que quero, por ótimos preços e chegam bem rapinho. Acho uma ótima iniciativa :)
Beijinhos ^^
Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

Luene disse...

Adorei o post! Eu vivia procurando sebos, comprando, passando horas lá dentro, mas hoje com a internet tudo fica bem mais fácil!

Apesar de nunca ser demais dar uma passadinha neles de vez em quando!

Beijos
http://luenealves.blogspot.com.br/

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

 

Devaneios da Mah Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review