quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween

Postado por Mah da Cunha
Oi Gente! \o/
Então como hoje é dia das bruxas vim trazer pra vocês a origem do dia das bruxas e algumas curiosidades sobre os mitos da festa como já tinha postado no outro blog. Bom vamos saber qual é a origem e algumas curiosidades sobre a festa...


É pôr-do-sol do dia 31 de outubro para 1° de novembro, ocorria à noite sagrada hallow evening que na tradução seria “noite santificado”, bom...acredita-se que assim se originou  ao nome atual da festa: Hallow Evening → Hallowe'en → Halloween. Que aqui no Brasil é conhecido com Dia das Bruxas, outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.
O Samhain vem da cultura celta quem era extremamente bem organizada, seu calendário era dividido em quatro meio trimestres, que na verdade representavam as estações do ano e eram adequadas às épocas para colheitas. O dia 31 de outubro era uma destas datas de transição marcando o fim do ano céltico e o começo da entrada para o inverno, ou seja, anunciava uma época em que não haveria colheita e deveria ser de privações. Para os druidas,31 de outubro era a noite em que Samhain, deus celta dos mortos e príncipe das trevas, voltava com os espíritos dos não vivos. Segundo a lenda, todos que morreram ao longo daquele ano regressavam à procura de corpos vivos para possuir e usar até a próxima noite de 31 de outubro.
Origem Pagã
É do século VI a. C. os primeiros relatos referentes ao povo celta, tratava-se de uma população voltada para a agricultura e atividades de artesanato, que vivia em aldeias simples localizadas nas florestas ou próximo de cavernas e grutas, eram uma civilização ligada aos mistérios da vida, da natureza e que desenvolveram várias crenças relacionadas ao mundo não físico dos espíritos.
Os celtas se dividiam em várias classes e uma destas, eram os druidas, eles representavam os herdeiros e guardiões das tradições religiosas, os sacerdotes e magos da comunidade. Eram estudiosos da astronomia e da medicina, além de possuírem dons proféticos e acreditarem que a alma era imortal e podia reencarnar várias vezes. O druidismo foi um poderoso fator de unidade do mundo celta e, por isso, combatida pelos romanos durante as conquistas. Os druidas acreditavam em vários deuses e realizavam cerimônias e rituais que incluíam sacrifícios, inclusive humanos, em homenagem a esses deuses.
Para os druidas,31 de outubro era a noite em que Samhain, deus celta dos mortos e príncipe das trevas, voltava com os espíritos dos não vivos. Segundo a lenda, todos que morreram ao longo daquele ano regressavam à procura de corpos vivos para possuir e usar até a próxima noite de 31 de outubro, vigília de Samhain passou então a ser considerada pelo povo celta como um dia maldito e de azar, pois os vivos não queriam ser possuídos pelas almas que vagavam nesta noite, fogueiras eram acesas nas colinas para afastar os espíritos, enquanto que as tochas dos vilarejos eram apagadas para que o local fosse considerado frio e sem vida pelas almas e estas não circulassem pelo lugar e alguns grupos de moradores das aldeias utilizavam “fantasias” e máscaras a fim de assustar os espíritos que procuravam corpos para possuir.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.
Origem Católica
A Igreja Católica quem foi responsável pelo nome Halloween ser popular hoje em dia, no século VIII d. C., quando os cristãos já celebravam uma data importante para a sua religião, que é o Dia de Todos os Santos, que serve para homenagear as importantes entidades religiosas já falecidas da Igreja e diferente da cultura celta, não acreditava em contato com o mundo espiritual ou reencarnação. Nesta época que o império romano estava dominando várias regiões e impondo o Cristianismo como religião obrigatória e para a Igreja Católica, a única maneira de manter os pagãos nas missas, era permitindo a prática de algumas tradições e costumes originais destes povos dominados.
No ano de 835 d. C., que o papa Gregório III, permitiu que os territórios recém ocupados pela Igreja, como a Irlanda, combinassem o antigo ritual de Samhain com as tradições cristãs, sendo a partir desta data que o Dia de Todos os Santos, que era celebrado no mês de maio, fosse transferido para 1° de novembro. 

Curiosidade:

4 comentários:

Mariana Guimarães disse...

Muito legal o seu blog estou seguindo como Mariana Guimarães e ficarei muito feliz se você retribuir...

www.amostradelivros.blogspot.com.br

beijos

Anônimo disse...

Happy Halloween atrasado Maah!!
Quero meus doces e também travessuras! Hihihihiihi
Beijinhos'
Muaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahrararararamuuuuuuuaaaa.

Aline Raquel disse...

Mto bom o post ^~^

Feliz Halloween mega atrasado hehe'
Mah, to passando pra avisar que eu mudei meu link-me e vi qe você mudou o seu e já atualizei ^^

Aqui está o link pra você pegar lá ok?
http://thesongoftheletters.blogspot.com/

Obg flor!

Sucesso ^^

Nay Sartor disse...

oi eu amo o Halloween nao faço nem ideia do porque so sei que eu amo kkk tenho um meme para voce. Bjs.

www.resenhasteen.blogspot.com

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

 

Devaneios da Mah Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review