quarta-feira, 18 de julho de 2012

Livro dos Mortos

Postado por Mah da Cunha
  Oi gente! \o/
Tava aqui pesquisando curiosidades sobre livros, achei bem legal a matéria sobre o Livro dos Mortos, que li no Wikipédia e dei uma resumida pra compartilhar com vocês as partes mais interessantes da matéria, espero que gostem.

   
   O nome original do Livro dos Mortos era Livro de Sair Para a Luz, é a designação dada a uma coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações e hinos do Antigo Egito, escritos em rolos de papiro e colocados nos túmulos junto das múmias. O objetivo destes textos era ajudar o morto em sua viagem para o outro mundo, afastando eventuais perigos que este poderia encontrar na viagem para o Além. No livro idéia central é o respeito à verdade e à justiça, o que mostrando o elevado ideal da sociedade egípcia.
   Para os egípcios esse conjunto de textos era considerado como obra do deus Thoth e as fórmulas contidas nesses escritos, podiam garantir ao morto uma viagem tranqüila para o paraíso e como estavam grafadas sobre um material de baixo custo, permitia que qualquer pessoa tivesse acesso a uma terra bem-aventurada.
   Em verdade, essa compilação de textos era intitulada pelos egípcios de Capítulos do Sair à Luz ou Fórmulas para Voltar à Luz, o que já indica o espírito dos escritos, ainda que desordenados. O Livro dos Mortos não era um livro no sentido literal da palavra, os textos que integram, não foram escritos por um único autor nem são todos da mesma época histórica.
   Os antigos egípcios denominavam a esta coletânea de textos como Prt m hru , o que pode ser traduzido como "A Manifestação do Dia" ou "A Manifestação da Luz". A atual designação Livro dos Mortos é disputada entre duas origens. A primeira refere-se ao título dado aos textos pelo egiptólogo alemão Karl Richard Lepsius quando os publicou, em 1842 - Das Todtenbuch der Ägypter (Todtenbuch, Livro dos Mortos). Afirma-se igualmente que o título possa ser oriundo do nome que os profanadores dos túmulos davam aos papiros que encontravam junto às múmias - em árabe, Kitab al-Mayitun (Livro do Defunto).

3 comentários:

Unknown disse...

Amei o post, acho interessante esse tipo de cultura ^^.
Abraços
http://valmarferreira.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Nossa, sinistro!!!
Achei interessante,os custumes, crenças... muito interessante mesmo!

Beijo

Marcelle
http://bestherapy.blogspot.com

Anônimo disse...

Moisés foi adotado pela família do faraó, libertando o povo dos hebreus, bem mais tarde, das mãos do opressivo Egito, mesmo que tenha vivido toda a sua vida diante de sua casta
É sabido que o Livro dos Mortos foi justamente entregue a esta elite para que depois que morressem, seguissem o trajeto da morte com conhecimento, e somente depois de serem julgados por seus atos positivos e negativos, utilizassem os trechos deste livro, para aliviarem o peso do coração para que permanecessem mais leve, que a pena de MAAT.

Extratos do Papiro da Real Mãe Nezemt
As Confissões Negativas - Capitulo 25, prancha 5

3. Eu não roubei
5. Eu não matei seres humanos
6. Eu não roubei oferendas
11. Eu não amaldiçoei
15. Eu não saqueei a terra cultivada
19. Eu não dormi com o marido de nenhuma mulher
22. Eu não pilhei
25. Eu não aticei brigas
27. Eu não forniquei
29. Eu não amaldiçoei ninguém
31. Eu não realizei julgamentos precipitados
38. Eu não amaldiçoei divindades
41. Eu não aumentei minhas riquezas exceto por meio de meus próprios recursos

Oras, sendo o hebreu, um povo errante, nômade, e em busca de uma terra prometida, e tendo sua escrita surgida bem menos que 1000 a.C (O livro de Gênesis segundo eruditos, tem cerca de no máximo 600 a.C ) enquanto o Livro dos Mortos, segundo especialistas é datado muito antes do Início da XVIII dinastia, por tanto bem mais antigo, que o pretenso decálogo de Moisés.

Moisés extraiu do Código de Hamurabi e do Livro dos Mortos, extensa parte, seletiva em sua concepção? Teria ele sido herdeiro direto destas tradições egípcias as transformando em judaicas(aos hebreus)
Sydemy junior. Syd Arcano.

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

 

Devaneios da Mah Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review