sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sexta-Feira 13

Postado por Mah da Cunha
Bom já que hoje é Sexta- feira 13, por que não um post sobre isso, né?!




  Antigamente os certos dias ou épocas do ano eram compreendidas como impregnadas de algum tipo de infortúnio ou má sorte. Atualmente, o encontro do dia 13 com a sexta-feira é repleto de lendas e crendices.
Poucos sabem dizer qual é a verdadeira origem da Sexta-feira 13, esta crença se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo. Uma das mais conhecidas justificativas dessa maldição conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira.
   Já em outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.
   Reforçando essa mesma crendice, outra história de origem nórdica fala sobre um grande banquete onde o deus Odin realizou a reunião de outras doze importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado para o evento, Loki, o deus da discórdia e do fogo, foi à reunião e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.
   Apesar de tantos mitos associados a essa data, muitos a interpretam com um significado completamente oposto ao que foi aqui explicado. De acordo com os princípios da numerologia, o treze – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.




2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Mah!!

Acho que isso é só crendice mesmo, não há nada demais! Tipo, sexta-feira 13, poderia ser quarta-feira 13, seria o dia 13 do mesmo jeito. E ainda existem pessoas por ai que levam isso muito a sério, sério até demais... rsrs

Beijos,

Marcelle
http://bestherapy.blogspot.com

Mah da Cunha disse...

Oi Marcelle!!!

Td bom flor?
Pois é... mas fazer o que né? Tem gente que acredita que esse dia possa fazer alguma diferença na vida delas, acho uma besteira e que é uma dia da semana como outro qualquer.

Bjao!!!

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

 

Devaneios da Mah Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review