sábado, 14 de julho de 2012

Origem dos Contos de Fada

Postado por Mah da Cunha

Já pensou em como surgiu os contos de fada, bonitinhos que se vê em desenhos?

Então... no século 16, os contos de fada não eram como os bonitinhos que as crianças vêem hoje em dia. Eram tramas que camponesas inventavam para se distrair, nas poucas horas de diversão, tendo neles sexo, violência e fome.

Agora realiza... por exemplo, a história da Chapeuzinho Vermelho, sem o lenhador para salvar elas?... ia ser decepcionante né? E se fossemos mais adiante na nos suposição e além de se serem devoradas pelo lobo, a menina ainda tivesse que beber o sangue de sua avó e não apenas isso, se ela tivesse também que se deitar nua na cama? Mas decepcionante ainda né? rsrs, pois os camponeses do século XVI contavam isso para seu filho, difícil de acreditar, mas é verdade.

Essas histórias eram passadas de pai para filho quando os camponeses se sentavam à noite em volta de fogueiras para contá-las e não é só isso rsrs... essas historias eram bem detalhadas e caprichadas nos detalhes... acho que para dar mais realidade às histórias, e também naquela época não eram exatamente contos infantis e não existia a divisão de idades como hoje, esses contos eram mais usados para unir as pessoas em um momento dos poucos momentos de lazer que eles tinham. As historias se originavam da realidade do mundo em que eles viviam, onde a insegurança, a pobreza e a morte eram suas companheiras

Essas versões não são populares nos dias de hoje graças a escritores como Charles Perrault, Jacob e Wilhelm Grimm e Hans Christian Andersen, que entre o fim do século XVII e início do XIX, aptaram as populares histórias que eram contadas. O que eles fizeram foi adaptar o conto original, modificando o conteúdo sexual e agressivo, colocando uma coisa mais suave e agradável para o gosto de todos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Maah Paarceiraa!!!

Impressionante o contraste. No mundo de hoje, onde tudo está tão perdido, essas estórias são preservadas inocentes, enquanto antigamente, onde tudo era mais calmo, era bem diferente. Eu não fazia idéia da origem desses contos. Achei a estória muito interessante.

Beijos,

Marcelle
http://bestherapy.blogspot.com

Mah da Cunha disse...

Iei \o/ Parceira!!! rsrs
Pois é... eu achei bem interessante tbm por isso q achei legal compartilhar aqui rsrs

Bjao!!!

Isabelle Brum e Silva disse...

Muito legal essa origem dos contos de fadas. É incrível a diferença entre os contos originais e os que conhecemos hoje *-*
Amei seu blog, lindo ^^ Aceita parceria com meu blog?
Beijinhos
Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

Evellyn Bahia disse...

Oi flor!
Sabe porque eles contavam essas historias? Acima de tudo era para ensinar uma lição ou passar medo nas crianças, assim não seriam mal criadas e teriam um pouco de malicia com estranhos. É como nosso homem do saco, bicho papão e cuca ;)

Evellyn Bahia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mah da Cunha disse...

Oi Flor!!!
Pois é... bem estranho né, non me vejo contando historias assim para meus filho non, acho até o homem do saco, bicho papão e cuca tao estranhos rsrs

Mah da Cunha disse...

Oi Belle!!
É bem diferente né...Q bom q gostou do blog e amei a nova parceria viu
Bjao!!

Unknown disse...

Oi oi! Caraca, não sabia dessa origem! Na verdade, acho que, nessa época, essas histórias nem deviam se chamar "contos de fada", né, pela forma e pelas coisas que nelas estão contidas! De qualquer forma, interessante saber que as histórias se originaram de uma forma tão... sangrenta.

http://acervoblog.wordpress.com
www.facebook.com/acervoblog

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

 

Devaneios da Mah Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review